terça-feira, 29 de abril de 2014

Contando sobre o blog

Já faz muito tempo que eu penso em montar esse blog. Adiei porque achava uma bobagem criar mais uma situação para cutucar a dor que essa doença traz, mas nos momentos de amor que ela me proporciona vinha sempre a ideia dele. Decidi criá-lo no final de semana. Ainda não está com a "cara" que eu quero, mas senti pressa em começar, e a primeira postagem vai pro ar assim mesmo, ainda quase em construção.

Hoje só quero apresentar a minha mãe e as minhas intenções.

A minha mãe é o grande amor da minha vida. Sempre foi assim. Seu nome é Regina Célia, que significa "rainha do céu". Coisas da minha avó, outra grande mulher. Ela tem 64 anos, sempre trabalhou muito, e eu jamais senti sua falta, porque é daquelas que acordava cedo para preparar nosso lanche, e quando chegava fazia a lição de casa comigo. Nunca marcou qualquer compromisso que viesse antes das nossas necessidades. Somos dois filhos, eu e meu irmão. Nós dois somos cheios de defeitos, mas como filhos nos saímos muito bem. A explicação para isso é muito simples: Somos bons filhos porque temos uma excelente mãe.

É a minha mãe quem tem essa doença. Doença rara, mas cheia de sintomas tristes e constantes. Ela anda muito rápida, e nunca se dá por vencida. Detalharei sobre a doença em uma próxima oportunidade, mas preciso resumir um pouco sobre ela para que entendam porque resolvi escrever.

São poucas as pessoas que a conhecem, e poucos médicos também. 
As pessoas responsáveis por um doente portador de AMS precisam entender muito dessa doença, porque ela reflete em todo o resto, podendo inclusive dar falsos resultados em um simples exame de urina. 
As pessoas que convivem com ela precisam de ajuda. Pequenos detalhes podem levar a um caminho de conforto, saber seus sintomas podem dosar a paciência x disciplina tão necessárias sempre.  
Famílias dessas pessoas precisam de ajuda, porque a atuação da AMS é muito triste, mas a convivência com ela é possível. Momentos felizes e alegres também são.

É sobre tudo isso que eu quero falar para vocês.
Sobre como me senti, onde buscamos os objetos para cada adaptação necessária, qual foi nosso momento de nunca mais deixá-la sozinha, ou quando aceitamos a cadeira de rodas. Quero indicar os bons profissionais que tivemos a graça de encontrar, os benefícios que o Estado pode proporcionar, o que precisamos ensinar às nossas cuidadoras. Pessoas que nos acompanham também vão contar um pouco do que é AMS e toda a complexidade que ela traz. Quero ajudar porque precisei de muita ajuda.

Contei ontem para a minha mãe. Ela fez um ok para mim, aceitou e gostou da ideia, então é com sua permissão que abro as portas da nossa vida e da nossa casa para todos vocês. Podem perguntar, pedir, sugerir. Espero que tenha cada vez mais pessoas sabendo o que são essas três letrinhas, mas cada vez menos pessoas com ela dentro da família.

Não sei por quanto tempo terei a minha mãe. Ninguém sabe, independente de qualquer doença, mas esse blog existirá enquanto eu tiver o que escrever.

Mãe, estamos aqui. Quase pronto. 
Obrigada por me escolher para viver tudo isso com você com dignidade e amor.
Obrigada por permitir que eu fale de nós numa tentativa de ser útil de alguma forma.
Você me ensina todos os dias.
Amo-te pra sempre!!

Anali



10 comentários:

  1. Anali!! Incrível isso tudo!! Vc escolheu a forma mais sabia e digna para escalar seu "everest" particular... Sua postura acredito que seja o mais inspirador... Na escalada ao invés de amaldiçoar o mal tempo, reclamar da dor física que a escalada diária deixa, da dificuldade do percurso, da neve escorregadia, do vento, do peso dos instrumentos de escalada, etc... Etc... Vc está olhando a belíssima paisagem e descobrindo com alegria coisas que se tivesse ficado em casa jamais conheceria, com isso naturalmente aumentando sua fé que reflete em sua paz interior que é a única coisa que nos deixa feliz de verdade nesta vida, portanto sorte de Dona Regina!! Que tem diminuído dentro do possível os efeitos da doença!! E.... Parabéns a ela!! Porque grande parte do que vc é ela que criou ao longo de sua vida de mãe!! Foco no topo Anali!! Lá existem recompensas só para quem escalou o "everest"um beijo amiga querida!! Orgulho de ter sua amizade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice querida, penso que se tudo que estamos aprendendo ficar restrito apenas à minha mãe perderei a oportunidade de fazer essa história valer a pena. É tudo muito grande para ficar dentro da minha casa, ou da minha família. Muito amor, muito difícil, muito trabalho. Acho que não sou nada diferente de ninguém não, pelo contrário, devo ter muito mais coisas para aprender. Sigo apenas numa busca constante para viver o que de bom essa bagunça doida consegue me trazer. Obrigada pelas suas palavras e pela sua presença na minha vida.

      Excluir

    2. Ouvi hoje isso de uma senhora de 75 anos que está ensinando alongamentos para dores específicas de traumas etc... Ela disse "sei muito sobre isso para não passar adiante" é isso aí!! Comunicação e troca de experiência!!
      Agora!!!! Vc é diferente de todo mundo que conheço sua lucidez perante a vida, sua doçura, alegria, fé, amor... São muitos especiais!! Para mim vc é o MÁXIMO!!!

      Excluir
    3. Amiga, o dia que eu for o máximo não estarei mais aqui..hehehe. Mostre o blog para essa senhora, quem sabe inspira? Ajudo a divulgar!

      Excluir
  2. Meu eu ja te admirava agora te admiro cada vez mais, muito legal demos que divulgar espalhar pelos 4 cantos desse mundo pequeno beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada tio. Temos que espalhar sim, a ideia é essa. Conto com toda ajuda. Beijos

      Excluir
  3. Anali bom dia , fico feliz em ver seu blog e tenho muito para compartilhar com você , pois minha mulher teve AMS por alguns anos , e até o diagnóstico foi muito dificil . É sem duvida uma doença evolutiva e que afeta de maneira diferente cada portadoDoença esta que com o passar do tempo afeta outras partes do paciente , como a deglutição , que acaba sendo uma grande preocupação a se ter . Gostaria de te ajudar onde puder . Sejam fofrtes , voce e sua mãe . Um grande abraço ; .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, eu fico muito feliz pelo meu blog ter te alcançado. A ideia é essa mesmo, compartilhar. Você tocou num ponto bem importante, que será o tema da minha terceira publicação, a deglutição. Estamos nesse momento, de enorme dificuldade de engolir e na busca por um ótimo médico para realizar a gastrostomia. Sua esposa precisou fazer? Conto muito com a sua colaboração, pois postarei os assuntos conforme a minha experiência, e gostaria muito de conhecer outras vivências sobre cada tema postado. Fique a vontade - e por favor, entenda como um pedido - para comentar, sugerir e complementar sempre!! Muito obrigada. Grande abraço.
      ps. se tiver o que falar sobre a gastro agradeço pessoalmente.

      Excluir
  4. Admiro muito Regina que tem se mostrado forte a cada dia com vontade de vencer . Regina nos tem dado uma llicao de vida. Fazemoss tudo para tornar seu dia prazeroso. Parabenizo sua filha que vive por sua mae,faz tudo por ela eara ela. Este blog com certeza ira enriquecer os conhecimentos de todos. Cuidadora de Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Néia querida, a Regina, minha mama, é realmente um exemplo, e você uma QUERIDA! Obrigada por tudo que faz por ela. É seu trabalho, eu sei, mas sabemos e assistimos o carinho que lhe dedica. Em breve poderá contar um pouco mais sobre esse seu dia a dia... se prepare!! Beijos

      Excluir